Days of Week – Dias da Semana em Inglês

| |

Você conhece os dias da semana em inglês? Ou melhor, os days of week? Sabia que existe uma pronúncia correta? Sabe a origem dessas palavras? Aqui você entenderá a história, pronúncia, o modo correto de usar e poderá entender músicas, textos e vídeos que usarem esse vocábulo.

Days of the week – os dias da semana em inglês

Segunda-feira

Monday

Terça-feira

Tuesday

Quarta-feira

Wednesday

Quinta-feira

Thursday

Sexta-feira

Friday

Sábado

Saturday

Domingo

Sunday

Days of the week pronunciation – Pronúncia correta dos dias da semana em inglês

Apesar de parecer fácil pronunciar os dias da semana em inglês, sua pronúncia precisa de cuidados e não deverá ser feita literalmente.

Não é muito fácil passar uma pronúncia de uma língua por escrito. O estudante da língua inglesa, normalmente tem na sua escola, na sua aula, ou no curso de inglês online, o professor falando diretamente com você.

Aqui pelo site, para facilitar o entendimento, vamos colocar um áudio com a Teacher Iria, do Curso de Inglês Sunnyside, demonstrando a pronúncia correta, e, mais abaixo, uma sugestão de vídeo.

Áudio Days of Week (Dias da Semana)

Antes de tudo, vale lembrar que todos os dias da semana em inglês finalizam com “day”. Essa palavra sozinha significa “dia”, e sua pronúncia correta é “DEI”.

Agora que já sabemos, vejamos os exemplos abaixo:

Segunda-feira em Inglês

Monday – lê-se MONDAI, mas desta forma está incorreto pois o “O” deverá ficar com som de “A”, + o “DEI” que aprendemos acima.

Ou seja, MONDAY se fala MÂNDEI.

Terça-feira em Inglês

Tuesday – Lê-se TUESDAI, mas desta forma está incorreto pois o início muda. O “TUESDAY” tem seu início em “tues” que acaba sendo pronunciado como se estivéssemos dizendo o número 2: “two” + o “S” + o “DEI

Ou seja, Tuesday se fala THÚSDEI.

Quarta-feira em Inglês

Wednesday: Lê-se UEDNESDAI, pois aqui no Brasil o “W” tem som de “U”, mas devemos prestar mais atenção. O “D” é mudo, então não devemos falá-lo. O segundo “E” também é mudo, fazendo a palavra ficar “WENS” + o “DEI”.

Ou seja, Wednesday se fala “UÉNISDEI”.

Quinta-feira em Inglês

Thursday: Esse é o dia da semana que você mais deverá prestar atenção.

Lê-se Thursdai, mas desta forma está incorreta.

Primeiramente o “TH”. Sua língua deverá estar encostada nos seus dentes superiores frontais, e então você assopra. Em inglês, este é o som que pronunciamos o “TH”.

Em segundo lugar, o “URS”, o “U” será lido como se fosse “”, o “R” vai ser aquele conhecido no Brasil como o caipira, onde tem sua pronúncia mais forte, e o “S” normal. “THÂRS” + o “DEI”.

Ou seja, Thursday se fala: “THÂRSDEI”.

Sexta-feira em Inglês

Friday: Lê-se Fridai, mas assim está incorreto, pois a pronúncia correta do “Fri” é “Frái”, com o “R” mais forte, como caipira, + o “DEI”.

Ou seja, Friday se fala “FRÁIDEI”.

Sábado em Inglês

Saturday: Lê-se Saturdai, mas em algumas regiões dos Estados Unidos está incorreto pois o “T” tem som de “R”, e ficaria “SARUR, e então o “R” depois do “U” será aquele mais forte, como o caipira + o “DEI

Ou seja, Saturday se fala “TURDEIouSÁRURDEI”.

Domingo em Inglês

Sunday: Lê-se sundai, mas desta forma está incorreto pois o “U” deverá ter som de “”, se tornando “SÂN” + o “DEI”.

Ou seja, Sunday se fala “SÂNDEI”.

days of week - dias da semana em ingles - banner

Regras de uso dos dias da semana na Língua Inglesa

Depois de saber a pronúncia, você deverá aprender as regrinhas de uso dos dias da semana. Abaixo você terá acesso a regras para que os erros sejam evitados:

Letra Maiúscula na Letra inicial do Dia da Semana

1° Todos os dias da semana SEMPRE deverão ser escritos com letra maiúscula, independentemente da posição que estejam na frase. Ex: I study english on Mondays. (Eu estudo inglês nas segundas-feiras).

Usar ON para os dias da semana

2° A preposição normalmente usada para os dias da semana é “ON”. Ex: She works at home ON Tuesdays. (Ela trabalha em casa nas terças-feiras).

Plural dos dias da semana

3° O plural nos dias da semana geralmente é utilizado para mostrar que aquela atividade acontece sempre naquele mesmo dia. Ex: He goes to gas station on Fridays. (Ele vai ao posto de gasolina nas sextas-feiras).

Dia da semana + Período do dia

4° Caso você deseje mostrar o período do dia, basta falar o dia + o período. Ex: Thrusday morning (Quinta-feira de manhã) / Thrusday afternoon (Quinta-feira de tarde) / Thrusday evening (Quinta-feira fim de tarde/início da noite) / Thrusday night (Quinta-feira de noite).

Dia Próximo/Passado

5° Para dizer “no próximo sábado / no sábado passado”, basta colocar o next ou o last ANTES do dia. Ex: Next Saturday (No próximo sábado) / Last Saturday (No sábado passado).

Origem dos nomes dos dias da semana em inglês

A gente conhece as palavras, aprendemos a pronunciar corretamente e suas regrinhas de uso, mas você já pensou na origem e significado dos dias da semana na língua inglesa?

Para começar, é importante dizer que os nomes dos dias da semana em inglês são baseados na mitologia nórdica e em deuses Anglo-Saxões e Romanos, de forma que os dias são considerados homenagens a esses deuses.

Veja abaixo os dias e seus significados:

  • Monday: Este seria Moon’s day, em tradução literal, o dia da lua. A deusa representada por este dia é a deusa Máni.
  • Tuesday: Tiw’s day, em tradução literal, o dia de Tiw. Este foi o Deus da guerra e da glória.
  • Wednesday: Woden’s day, em tradução literal, o dia de Woden. Mas aqui cabe uma observação, Woden é o nome mais antigo para o Deus que conhecemos como Odin atualmente. Odin é o “pai de todos”.
  • Thrusday: Este é bem conhecido. Thor’s day, em tradução literal, o dia de Thor. Deus do trovão e filho de Odin.
  • Friday: Frigg’s Day, em tradução literal, o dia de Frigg. Deusa da fertilidade, do amor e da união. Segundo a mitologia era esposa de Odin.
  • Saturday: O único nome que não homenageia um Deus. Seu significado deriva de Saturno, e homenageia o planeta que é conhecido por seus anéis.
  • Sunday: Sun’s day, em tradução literal, o dia do sol. Na mitologia, Sigel era a personificação do Sol, e assim é o Deus homenageado neste dia.

Curiosidades sobre os dias da semana:

Você sabia que os dias da semana considerados “úteis” são chamados de weekdays? Conhecidos também como business days, ou em tradução livre “dias de negócio.

Já os dias “não úteis” são chamados de weekend, e são conhecidos assim pois estão no “fim da semana”.

Nós, aqui no Brasil estamos acostumados a abreviar os dias, e geralmente, pelo envio de mensagens escrevemos: seg, ter, qua, qui, sex, sab e dom. Mas em inglês isso também acontece. Os dias da semana são abreviados da seguinte forma:

Monday

Mon ou Mo

Tuesday

Tue ou Tu

Wednesday

Wed ou We

Thursday

Thu ou Th

Friday

Fri ou Fr

Saturday

Sat ou Sa

Sunday

Sun ou Su

Uma outra curiosidade é que em lugares como Canadá e Estados Unidos o primeiro dia da semana é considerado o Sunday, ou seja, domingo. Já em outros locais como, Irlanda, África do Sul, Reino Unido, América do Sul e Austrália, o primeiro dia da semana é Monday, ou melhor, segunda-feira.

Dicas para aprimorar seu inglês

Para aprender e memorizar os dias da semana da melhor forma, pesquise pela música “Friday I’m in Love” do grupo britânico The Cure. Ela mostra os dias da semana de diferentes formas e ajudará você no seu aprendizado.

Além de ouvir músicas, assista a conteúdos na língua inglesa, isso irá te ajudar no aprendizado de novas palavras e expressões da língua.

Troque o idioma do seu telefone, computador e redes sociais: Desta forma você ficará se familiarizando com o idioma pois terá seu dia a dia inteiramente em inglês.

Estude inglês diariamente: Ao ficar sem estudar inglês, você acaba esquecendo o aprendizado obtido. Mantenha uma rotina para manter seu idioma em dia.

Converse sozinho, faça perguntas a si mesmo e procure respondê-las da melhor forma. Assim, quando surgir uma pergunta, você busca a resposta e aprende mais facilmente.

Tente trava-línguas. Eles ajudarão na sua pronúncia.

Repita o que ouvir, assim você saberá onde está sua dificuldade e saberá onde deve melhorar.

Não tem tempo? Não sabe onde estudar inglês? Aqui temos a solução:

O curso de inglês online Sunnyside é perfeito para você. Você pode estudar de onde e quando quiser. Com professores dedicados a ajudar você a se tornar fluente na sua segunda língua e uma metodologia criada especificamente para isso, por Iria Helena, especialista no ensino de idiomas e referência da área. Inscreva-se já.

Veja Também:

Feliz em Inglês – Happy

Trabalho em Inglês